#LegislativoEmAção
#MarçoAmarelo
Comemoramos essa semana no município de Belford Roxo, o mês para conscientização sobre a Endometriose. Uma doença que afeta mais de 6 milhões de mulheres de acordo com os dados oficiais da Associação Brasileira .
Através da Lei 1625 de 16 de fevereiro de 2022, ficou instituído o mês de Março como o mês municipal de conscientização e enfrentamento à doença.
O Projeto de Lei de autoria da vereadora Tati Ervite teve votação unânime da Casa legislativa, com apoio do presidente Sidney Canella e foi sancionada pelo prefeito Waguinho, que se colocou prontamente a disposição de causas tão importantes como essa. De acordo com Waguinho, é função do Poder Público dar celeridade e prioridade a projetos que irão beneficiar tantas mulheres no município. O Deputado Estadual Márcio Canella que integra também essa “Frente de Apoio”, se colocou solícito às demandas da Bancada Feminina, afirmando que Belford Roxo tem representatividade na Alerj.
De acordo com a lei, ficam estabelecidas ações para divulgação de medidas preventivas, terapêuticas pelo Poder Público, bem como disseminar o acesso à informações e aos serviços especializados. A Endometriose tem tratamento medicamentoso e cirúrgico.
Fechando com chave de ouro esse mês voltado às mulheres, tivemos a 1° Endocaminhada do Estado do Rio de Janeiro, aqui no município, organizada pela Deputada Federal Daniela do Waguinho, que com sua representavidade na Câmara dos Deputados, confeccionou um Projeto de Lei que Instituiu o Dia 13 de Março como o Dia Nacional da Luta Contra a Endometriose.