Câmara Comemora Dia Das Mulheres

A Câmara Municipal de Belford Roxo, a mais feminina do Estado do Rio de Janeiro, com 5 mulheres no Legislativo Municipal, realizou hoje (12/03) uma sessão solene para homenagear todas as mulheres que apesar de tantas conquistas ainda lutam para promover um futuro mais igualitário para as futuras gerações.

A reunião foi marcada pela emoção e respeito às diversidades. Estiveram presentes representantes de todos os segmentos como: pastoras, mães de santo, médicas, advogadas, delegadas, donas de casa dentre outras. Um lindo exemplo de SORORIDADE que é um conceitorelativamente novo que traduz a ideia deunião e aliança entre mulheres, baseado naempatia e companheirismo, em busca de alcançar objetivos em comum. A arte de colocar-se no lugar da outra e o estímulo que se estendam as mãos para ajudar.

A sessão foi presidida pela vereadora Cristiane do Sobreira que deu abertura aos trabalhos e fez a mediação da Mesa.

A vereadora Pra Aninha que falou sobre a importância de ser celebrada a data e reforçou que o papel das vereadoras, em especial, é de promover políticas públicas mais protetivas e disseminar informações relevantes para se construir uma rede de solidariedade entre as mulheres.

A vereadora Kênia Santos que está como secretária Municipal relembrou casos recentes de feminicídio veiculados na mídia, onde a violência quando não mata a vítima, marca para sempre sua alma. Afirmou que a informação é uma das grandes armas contra esses comportamentos abusivos dos homens, se colocando a disposição para dar qualquer tipo de apoio a mulheres vitimizadas.

Representando a Frente parlamentar de Mulheres, a ver. Cris Gêmeas do município de Mesquita falou sobre a necessidade das mulheres ocuparem todos os centros de poder “porque lugar de mulher é onde ela quiser”. Ressaltou a importância da união das mulheres em prol de uma sociedade mais justa porque segundo ela” temos sensibilidade, mas temos força também”.

Marcaram presença também várias autoridades municipais, a secretária de Mulheres Tatiane Ervite, a Secretária Executiva Ana Paula Botelho, A Secretária Rosinha a delegada DraCarmadella,que falaram sobre o posicionamento que a mulher deve ter frente à agressão, ameaça e comportamento violento do parceiro e o empoderamento da mulher.

Reforçando ainda mais o processo da representatividade feminina em todas as instâncias, estiveram presentes as Guardas Municipais da” Patrulha Maria da Penha” que vêm desempenhando um belíssimo trabalho de informação nas escolas e na comunidade de forma geral

De acordo com o presidente da Câmara, ver Marcinho Bombeiro, a Casa Legislativa é justamente o lugar de se discutir esses temas polêmicos que afligem a sociedade porque é a Casa do Povo. Segundo Marcinho,  dar voz àqueles que não tem como se expressar ou temem, é  papel do Poder Público. Finalizou declarando como extremamente positivo o evento e que as mulheres são os pilares da sociedade.